Team Building – Construindo Times

As organizações estão cada vez mais expostas a contextos instáveis, voláteis e complexos. Esta situação requer um olhar atento no se refere à cultura organizacional e às equipes.

Ela exige da empresa um cuidado na preparação e no desenvolvimento dos líderes para sustentarem a cultura por meio de seus exemplos e comportamentos; Das equipes, exige um esforço tremendo para cumprirem a missão organizacional, atingirem suas metas, entregarem seus resultados e ainda se manterem íntegras e conectadas, preservando os bons relacionamentos e os vínculos necessários à sustentação e manutenção da confiança entre os integrantes da equipe.

Em processos de Change Management, garantir que os times estejam coesos e alinhados é condição necessária para que as mudanças e transformações organizacionais tenham sucesso e efetividade.

É fato que um time não consegue operar sem um mínimo de confiança e conexão interpessoal entre seus integrantes.  Se não houver empatia, escuta ativa, compreensão e resiliência o time desmorona. As metas não são atingidas, a performance cai drasticamente e os relacionamentos se deterioram. Isso para dizer o mínimo.

Estas consequências dificilmente ficam represadas apenas no time, área ou diretoria.  Elas reverberam em toda empresa, afetando também áreas pares, clientes, mercado, marca e lucratividade.

Neste momento, algumas organizações lançam mão do recurso conhecido como Team Building (Construção de Time).

Trata-se um processo que proporciona a oportunidade dos integrantes de um time, ou de uma empresa, para:

  • exporem suas perspectivas com relação a determinados contextos ou situações para, a partir daí, explorarem pontos de convergência e divergências;
  • revisitarem acordos previamente estabelecidos para fins de repactuação, ou estabelecerem novos, mais adequados ao momento;
  • conhecerem melhor uns aos outros, por meio da busca de pontos de conexão, similaridades e afinidades, além da dimensão profissional

Com base na minha experiência, o team building é um processo, poderosíssimo de resgate de relacionamentos, (re)definição de resultados, (re)conexão, engajamento e melhoria na performance.

Ressalto três pontos de atenção extremamente importantes para que esta ferramenta possa ser efetiva:

    1. É necessário o total engajamento e apoio da liderança para que haja uma sustentação consistente durante e após o encontro. Sem este apoio, dificilmente os combinados serão lembrados ou cumpridos. Isso porque, se os líderes não derem o exemplo e não mantiverem os acordos vivos por meio de seus comportamentos, a equipe, com certeza, acreditará que aqueles combinados não são importantes. Caso isso aconteça, há grande chance do processo de team building começar a perder força e credibilidade e, da próxima vez que houver a necessidade de se realizar um novo encontro, certamente o nível de seriedade e engajamento da equipe será cada menor;
    2. Cada time, área, diretoria ou empresa, tem uma necessidade diferente a ser trabalhada. Por mais semelhantes que as situações a serem trabalhadas possam parecer, os contextos são diferentes, as culturas organizacionais são diferentes, o nível de relacionamento e confiança entre os integrantes da equipe são diferentes.  Ou seja, são muitas as variáveis as serem consideradas.  Neste sentido, as soluções pensadas para elaboração e realização de um team building precisam ser customizadas, de acordo com a necessidade do time, respeitando a cultura organizacional e o ponto de partida das relações interpessoais;
    3. Considerando a natureza do ser humano, é fácil entender que o processo de abertura, conexão e construção de confiança entre pessoas necessite de tempo para se consolidar. Ainda mais pensando em times que realmente precisem de um processo de team building, no qual as relações e a confiança possivelmente já estão deterioradas. Então, é recomendável e importante que haja outros encontros que auxiliem e fomentem cada vez mais esta construção.

O processo de team building, se bem conduzido e estruturado, é muito poderoso para propiciar o espaço e a oportunidade para que as conexões necessárias e a confiança se estabeleçam.  Desta forma, há possibilidade de abertura para diálogos significativos, conversas transformadoras, processos de feedback e de desenvolvimento. Como consequência, a retomada dos resultados, da performance e do engajamento dos colaboradores, além de melhoria no clima organizacional.

 

Para finalizar, quero fazer uma ressalva importantíssima:

O processo de team building, em hipótese alguma, deve ser confundido com um evento de confraternização ou de comemoração.  Tanto o team building quanto o evento de confraternização tem seu valor, entretanto, têm objetivos muito distintos um do outro.

Por isso, esteja atento aos sinais, fortaleça sua equipe e busque por processos de team building desenhados para sua necessidade e de sua organização.

...