Cadastre-se e fique por dentro das novidades

    A evolução do mundo corporativo vai além das habilidades técnicas. Por isso, o trabalho de Assessment ajuda empresas a, primeiro, reconhecer a sua própria cultura. O funcionamento de seus processos, o impacto de suas relações. Como o jeito de ser da organização influencia seus colaboradores.

    Em segundo lugar, ajuda empresas a reconhecer talentos. Os talentos disponíveis no mercado e os que já atuam em seus escritórios. Profissionais com habilidades técnicas e emocionais capazes de conduzir as companhias a um futuro promissor. Na Midhas, damos todo o suporte em Assessment para você combinar as forças da empresa e de seus colaboradores em busca dos melhores resultados. Uma ferramenta essencial para a gestão em recursos humanos.

    Assessment de Cultura.

    Cultura corporativa para alcançar resultados

    Por melhor que seja um profissional, se ele não estiver adaptado à cultura corporativa sua produtividade corre o risco de diminuir – e muito. Dessa forma, o Assessment Cultural ajuda as organizações a olharem para si, para seus processos e tudo o que impacta nas suas relações. Trata-se de uma ferramenta que permite à empresa conhecer em profundidade a sua própria cultura. E daí entender como pode atender melhor às expectativas dos seus colaboradores, alavancando os resultados das pessoas e da organização.

    Quem se adapta e quem não se adapta ao dia a dia da empresa, de que forma o perfil de um colaborador pode ser mais bem aproveitado, como equilibrar as forças de um time, alinhar propósitos. O Assessment Cultural faz parte da estratégia de construir culturas fortes e influentes. E, mais do que isso, usar a cultura corporativa para ganhar competitividade no mercado.

    O Linkedin já colocou a missão de uma empresa e as soft skills – habilidades relacionadas à personalidade e ao comportamento profissional – entre os tópicos mais importantes em recrutamento e seleção.

    O Assessment Cultural é enxergar empresa e colaborador muito além dos seus currículos. Ao facilitar a administração de recursos humanos, traz vantagens como:

    Conhecer o que motiva os colaboradores, estimulando a produtividade e o desenvolvimento de líderes

    Encontrar candidatos que se adaptem melhor à empresa, gerando processos de recrutamento e seleção mais eficientes

    Reduzir custos de contratação e demissão, já que a contratação se torna mais assertiva

    Identificar pontos de melhorias nos processos internos

    Maior facilidade para o líder focar nos pontos fortes da empresa e dos colaboradores

    Melhores estratégias para engajamento das equipes e desenvolvimento de carreira

    Autoconhecimento, o que ajuda o colaborador a construir sua trajetória na empresa

    Maior assertividade em suas escolhas profissionais

    Reflexos na vida pessoal, contribuindo para a tranquilidade e autoconfiança das pessoas no em casa e no trabalho

    Melhoria no clima corporativo

    Mapeamento Talentos.

    Os caminhos para encontrar os talentos que uma empresa precisa para crescer

    Não é fácil encontrar talentos. Talentos não são apenas as pessoas que entregam resultados para uma empresa, formadas nas melhores universidades e com currículos exemplares. Além dos números, os melhores profissionais exibem uma qualidade mais difícil de mensurar: a performance emocional.

    As ferramentas de Mapeamento de Talentos ajudam uma empresa a encontrar as pessoas que combinam diversos atributos para o melhor desempenho na organização, como experiência, conhecimento, capacidade de adaptação à cultura corporativa e perfil emocional. Colaboradores que têm condições de se integrar com os colegas de forma mais harmônica e liderar a evolução dos negócios e das pessoas. A combinação perfeita de performance pessoal e profissional.

    Uma empresa pode fazer mapeamento de talentos tanto de colaboradores atuais como de novas contratações. A importância de retenção de talentos nas organizações, aliás, é comprovada pelos indicadores financeiros. Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, o custo de uma má contratação pode chegar a 30% do salário anual de um colaborador – isso pode ser maior se considerarmos aspectos como baixa produtividade, pouca dedicação, entre outros.

    Conheça alguns dos benefícios do Mapeamento de Talentos:

    Identificação das principais lideranças da organização

    Identificação de talentos do mercado antes da concorrência

    Maior assertividade e menos custos nos processos seletivos

    Excelência na formação dos times, com melhor aproveitamento do potencial dos colaboradores

    Retenção de talentos e redução de turnover

    Maior eficiência no planejamento e desenvolvimento de carreira, gerando mais tranquilidade para os colaboradores e incentivando a cultura do propósito

    Processos de sucessão com menor impacto na organização, com pessoas mais bem preparadas para o cargo e equipes adaptadas

    Mais facilidade no treinamento de lideranças

    Mapeamento de Competência.

    Potencializar competências para aumentar a competitividade da empresa

    As equipes da sua empresa reúnem as habilidades necessárias para alcançar as metas estabelecidas no planejamento estratégico? Os times estão prontos para conduzir a empresa ao ponto que vocês desejam chegar daqui a um, dois ou até cinco anos? O mapeamento de competências ajuda a definir o conjunto de competências, atitudes e conhecimentos necessário para a conquista de performance e o crescimento da companhia.

    Essa ferramenta gerencial é importante, pois ajuda a conhecer os colaboradores e identificar maneiras de potencializar suas habilidades, com vantagens como:

    Aumento da competitividade da empresa

    Desenvolvimento de líderes mais satisfeitos e identificados com o propósito corporativo

    Mais clareza para o planejamento de carreira e eficiência na retenção de talentos

    Maior conhecimento sobre as oportunidades de crescimento da empresa

    Fortalecimento de uma cultura de orientação para mudanças e resultados

    Estímulo ao pensamento estratégico e ao alto desempenho

    Melhor integração das equipes e formação de times mais consistentes

    Avaliação de Potencial.

    Não basta ter talento. Tem que fazer a diferença

    Em geral, a avaliação de potencial é associada a processos de recrutamento e seleção. Essa ferramenta, no entanto, oferece diversas possibilidades em outros momentos. Pessoas e organizações mudam o tempo todo e, nesse cenário, a avaliação de potencial ajuda as empresas a conhecerem melhor de que forma seus colaboradores podem lidar com essas transformações.

    A avaliação de potencial é usada para reconhecer habilidades e fraquezas de um profissional na hora de promover líderes, realizar processos seletivos internos, planos de carreira mais eficientes, compor equipes, estabelecer metas e estratégias corporativas. Identifica competências técnicas e emocionais, ajudando também no autoconhecimento dos colaboradores. Ao perceber com maior clareza as áreas que domina e as próprias forças, eles tendem a aumentar sua satisfação e engajamento com o propósito organizacional.

    Outros benefícios da avaliação de potencial para o planejamento e desenvolvimento de carreira:

    Identificação das expectativas, facilitando o alinhamento entre os objetivos dos profissionais e da organização

    Melhoria do clima corporativo, com aumento da produtividade

    Identificação das demandas de treinamento de liderança e desenvolvimento de programas mais adequados às necessidades das equipes

    Redução de turnover e dos custos com contratação e demissão

    Construção de banco de talentos internos atualizado

    Profissionais mais aptos e adequados às funções que assumem

    Aumento da motivação

    O colaborador passa a conhecer melhor a empresa e como ele pode ser útil na estratégia corporativa

    Melhor condução pelo próprio colaborador de sua trajetória profissional